CONHECIMENTO OU MECANIZACAO - REDIMENSIONANDO A PRATICA DA INFORMATICA EDUCATIVA EM UMA PROPOSTA PEDAGOGICA NAS ESCOLAS DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CONHECIMENTO OU MECANIZACAO - REDIMENSIONANDO A PRATICA DA INFORMATICA EDUCATIVA EM UMA PROPOSTA PEDAGOGICA NAS ESCOLAS DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Esta obra aborda as questões do uso do computador nas escolas com o objetivo de articulá-lo com questões e preocupações pedagógicas. Inicia mostrando a origem da utilização ampla dos computadores nas esferas sociais, analisando e caracterizando o seu uso, mais especificamente, no âmbito educacional; delineia a dinâmica e os processos de formação/construção do conhecimento a partir da tecnologia educacional e aponta limites e possibilidades oferecidos pela mesma. Em seguida, discute criticamente as contribuições que se costumam derivar dos estudos de informática para as questões educacionais: focaliza a dicotômica relação técnica x pedagógica, problematizando e propondo uma “técnica pedagógica”, em que haja um trabalho voltado para o uso da técnica a fim de atingir objetivos pedagógicos. Conclui com algumas reflexões acerca dos processos de implementação e efetivação da Informática Educativa nas escolas, tais como ocorrem em algumas escolas brasileiras, de modo a possibilitar o desenvo