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SOCIALIZACAO, EDUCACAO, LINGUAGEM - CODIGOS E CONTEXTOS

SOCIALIZACAO, EDUCACAO, LINGUAGEM - CODIGOS E CONTEXTOS
edição
isbn13
Número de páginas
Peso
Autor
Editora
R$ 94,00
Este livro é uma obra comemorativa que celebra os 15 anos de produção do Grupo de Pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação. Os artigos que nele se apresentam foram produzidos pelos seus autores a partir de pesquisas desenvolvidas no campo da educação cujo foco central encontra-se no trinômio “socialização, educação, linguagem”. À luz das teorias da Sociologia da Educação e da Sociologia da Linguagem, diversos aspectos ligados direta e indiretamente às problemáticas da educação foram analisados, apoiando-se em uma unidade de análise de base social dos sistemas simbólicos definidos por Bernstein, Bourdieu, Berger e Luckman, Dubar, Vygotsky, Luria e outros. O livro se encontra dividido em duas partes sendo a primeira constituída por textos que analisam os modos do uso da linguagem (ou as formas da fala) de sujeitos em relação direta com a educação escolar e em diferentes contextos de situação. Na Segunda parte são apresentados estudos que investigam a voz de diferentes grupos de sujeitos que revelam, em seus discursos, as vozes e as práticas especializadas de sua categoria construídas no processo de socialização na escola ou fora dela.
Este livro é uma obra comemorativa que celebra os 15 anos de produção do Grupo de Pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação. Os artigos que nele se apresentam foram produzidos pelos seus autores a partir de pesquisas desenvolvidas no campo da educação cujo foco central encontra-se no trinômio “socialização, educação, linguagem”. À luz das teorias da Sociologia da Educação e da Sociologia da Linguagem, diversos aspectos ligados direta e indiretamente às problemáticas da educação foram analisados, apoiando-se em uma unidade de análise de base social dos sistemas simbólicos definidos por Bernstein, Bourdieu, Berger e Luckman, Dubar, Vygotsky, Luria e outros. O livro se encontra dividido em duas partes sendo a primeira constituída por textos que analisam os modos do uso da linguagem (ou as formas da fala) de sujeitos em relação direta com a educação escolar e em diferentes contextos de situação. Na Segunda parte são apresentados estudos que investigam a voz de diferentes grupos de sujeitos que revelam, em seus discursos, as vozes e as práticas especializadas de sua categoria construídas no processo de socialização na escola ou fora dela.