Pesquisa
Filters
Close

A DOCUMENTACAO PEDAGOGICA NA EDUCACAO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

DOCUMENTACAO PEDAGOGICA NA EDUCACAO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE,A
isbn13
R$ 48,00

São inegáveis os avanços que a Educação Infantil tem alcançado nas últimas décadas, especialmente visíveis nas concepções e orientações presentes nos documentos norteadores das políticas para essa etapa da Educação Básica. Dentre esses avanços, destaca-se o reconhecimento da criança como um sujeito social de direitos, que deve ser protagonista de seu desenvolvimento, em interlocução com seus pares, com os adultos e com o ambiente. A escola é, por excelência, um espaço de socialização onde os sujeitos interagem dialogicamente e se inserem nas formas da cultura, palco central para que a criança possa protagonizar seus processos de aprendizagem e constituir-se socialmente. Nessa direção, este livro investiga a relação entre documentação pedagógica, reflexão e qualificação docente na Educação Infantil, a partir da questão: Quais são as possibilidades de a prática da documentação pedagógica ser utilizada como estratégia de reflexão e desenvolvimento profissional docente? Esta análise, esper

São inegáveis os avanços que a Educação Infantil tem alcançado nas últimas décadas, especialmente visíveis nas concepções e orientações presentes nos documentos norteadores das políticas para essa etapa da Educação Básica. Dentre esses avanços, destaca-se o reconhecimento da criança como um sujeito social de direitos, que deve ser protagonista de seu desenvolvimento, em interlocução com seus pares, com os adultos e com o ambiente. A escola é, por excelência, um espaço de socialização onde os sujeitos interagem dialogicamente e se inserem nas formas da cultura, palco central para que a criança possa protagonizar seus processos de aprendizagem e constituir-se socialmente. Nessa direção, este livro investiga a relação entre documentação pedagógica, reflexão e qualificação docente na Educação Infantil, a partir da questão: Quais são as possibilidades de a prática da documentação pedagógica ser utilizada como estratégia de reflexão e desenvolvimento profissional docente? Esta análise, esper