POLITICA CURRICULAR PARA A EDUCACAO FISICA ESCOLAR - ENTRE DISPUTAS, NORMATIVIDADE E CONTROLE
POLITICA CURRICULAR PARA A EDUCACAO FISICA ESCOLAR - ENTRE DISPUTAS, NORMATIVIDADE E CONTROLE
Este livro, fruto de minha tese de doutorado, versa sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física Escolar, que ocorreu de 2015 a 2018. Entre disputas, normatividades e controle, os currículos escolares fazem parte de um emaranhado de processos político-discursivos, os quais apresentam diferentes demandas a fim de estabilizarem e hegemonizarem discursos acerca do que são saberes necessários e essenciais que estudantes devem ter acesso no ambiente escolar. Por mais que a BNCC, como uma política de centralidade curricular, tente fixar sentidos e significações à Educação Física na escola, ela propicia diferentes leituras e interpretações inerentes ao próprio campo da discursividade. As identificações e interpretações realizadas por mim nesse exercício, enquanto pesquisadora e professora da Educação Básica e do Ensino Superior, reforçam a compreensão de que as políticas curriculares são processos políticos e discursivos marcados pela textuali