REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SEU IMPACTO NAS DEMANDAS DO CONESUL - A QUESTAO DO RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE POS-GRADUACAO OBTIDOS NA REGIAO
REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SEU IMPACTO NAS DEMANDAS DO CONESUL - A QUESTAO DO RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE POS-GRADUACAO OBTIDOS NA REGIAO
Esta obra é uma reflexão sobre ensino superior e integração educacional entre países sul-americanos, denominada: “Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do cone sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtdos na região”. Tem como seu principal objetivo estudar os impactos causados no ambiente da integração regional, após o conjunto de reformas no ensino superior promovidas pelo governo brasileiro a partir de 1995. Nela analisou-se o dilema criado pela dificuldade de qualificar de imediato no Brasil quase 40 mil docentes com a titulação de mestres e doutores, bem como as repercussões advindas de um modelo de pós-graduação criado em instituições de ensino superior da Argentina e do Paraguai não equivalentes ao modelo brasileiro, para suprir as exigências na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira de 1996. A obra repercute os entraves que impediram o reconhecimento pelo Brasil dos diplomas lá obtidos por docentes em busca obrig