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A ANTINOMIA DA TEORIA DO CONHECIMENTO DE SCHOPENHAUER

ANTINOMIA DA TEORIA DO CONHECIMENTO DE SCHOPENHAUER,A
isbn13
R$ 48,00
Neste livro, propomos uma interpretação que toma o problema da antinomia da faculdade de conhecimento, presente na obra de Arthur Schopenhauer, como algo constitutivo de seu pensamento, e buscamos compreendê-lo a partir das questões teóricas que estavam colocadas para ele. Como resultado, encontramos que o filósofo evidencia a insuficiência tanto do idealismo quanto do realismo para a explicação completa e correta do mundo, bem como a mútua exigência entre ambos. A complementaridade entre as perspectivas opostas do idealismo e do realismo impõe que sejam articulados, embora sua combinação origine os diversos contrastes da sua obra, dentre os quais a antinomia da faculdade de conhecimento. Com base no princípio da lógica paraclássica, formulada pelo professor Newton da Costa com a colaboração de Décio Krause, sugerimos que os fundamentos do pensamento schopenhaueriano podem ser mantidos, ainda que sejam excludentes entre si, pois não redundam em trivialidade.
Neste livro, propomos uma interpretação que toma o problema da antinomia da faculdade de conhecimento, presente na obra de Arthur Schopenhauer, como algo constitutivo de seu pensamento, e buscamos compreendê-lo a partir das questões teóricas que estavam colocadas para ele. Como resultado, encontramos que o filósofo evidencia a insuficiência tanto do idealismo quanto do realismo para a explicação completa e correta do mundo, bem como a mútua exigência entre ambos. A complementaridade entre as perspectivas opostas do idealismo e do realismo impõe que sejam articulados, embora sua combinação origine os diversos contrastes da sua obra, dentre os quais a antinomia da faculdade de conhecimento. Com base no princípio da lógica paraclássica, formulada pelo professor Newton da Costa com a colaboração de Décio Krause, sugerimos que os fundamentos do pensamento schopenhaueriano podem ser mantidos, ainda que sejam excludentes entre si, pois não redundam em trivialidade.