SUPERIORIDADE DA FORMA MUSICAL DIANTE DA POESIA EM SCHOPENHAUER, A
                            
                        
                            
                                SUPERIORIDADE DA FORMA MUSICAL DIANTE DA POESIA EM SCHOPENHAUER, A
                            
                        
                            
        
    
                        
                        
                        
    
            
                        
                        
                        
                        
                        
                        
                        
                        
    
                        
                        
                        
    
        
                        
                        
    
    
                        
    
                        
                     
                        
                            O objetivo deste estudo foi a retomada das análises filosóficas de Arthur Schopenhauer sobre a música, presentes no  52 de sua obra O mundo como vontade e como representação, e nas obras que dão seguimento e aprofundamento a este parágrafo, que são os casos do Tomo II de o Mundo e Metafísica do belo. Primeiramente, o estudo mostra a metafísica das artes schopenhaueriana a partir de sua obra magna, em que elabora um percurso com vistas a explicitar a relação existente entre a arte e a metafísica da Vontade força irracional e cega. Vemos na obra magna de Schopenhauer, no livro terceiro, a apresentação de um panorama das diversas formas de arte até chegar ao último  parágrafo, dedicado exclusivamente à música. O pesquisador Bruno Pacífico fez a comparação entre a linguagem poética e a linguagem da qual a música se utiliza para, a partir daí, ser-lhe possível mostrar a distinção da poesia e da música presente nos escritos do filósofo de Frankfurt e, através desta comparação, alcançar a