O almoxarifado de uma empresa é o local onde são armazenados e conservados materiais, de forma organizada, permitindo que os produtos estejam disponíveis sempre que solicitados. Hoje o almoxarifado assume papel importante na gestão de materiais, influenciando até mesmo nos resultados financeiros da empresa, uma vez que material em estoque significa recursos financeiros em estoque. Uma boa gestão de almoxarifado deve contar com processos que utilizam ferramentas de TI e, principalmente, com pessoas treinadas e capacitadas para executar tarefas integradas e seguras. O livro traz uma compilação de técnicas reconhecidas no âmbito empresarial, com a finalidade de modificar procedimentos errôneos em almoxarifados e mostrar a importância desse setor na economia das empresas. Entre os tópicos abordados, estão principais funções do almoxarifado, organograma padrão funcional de um almoxarifado, funções básicas de armazenagem, recebimento e aceitação do material, conferência quantitativa e qualitativa, atividade de picking, recursos organizacionais, organização do ambiente de trabalho, gestão de compras, gestão da qualidade, TQC, círculo de controle da qualidade, inventário físico, acurácia de estoques, custos de movimentação e armazena