Pesquisa
Filters
Close

REGRESSAO LINEAR DE FRANCIS GALTON 1822-1911 SENDO RECONSTRUIDA POR MEIO DAS TIC PARA ESTUDAR FUNCAO AFIM DE PADROES DE MEDIDAS. A

REGRESSAO LINEAR DE FRANCIS GALTON 1822-1911 SENDO RECONSTRUIDA POR MEIO DAS TIC PARA ESTUDAR FUNCAO AFIM DE PADROES DE MEDIDAS. A
edição
isbn13
Número de páginas
Peso
Autor
Editora
R$ 33,00
As potencialidades pedagógicas da História da Matemática HM no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o sEculo XVII. Miguel 1993 afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática E uma criação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. AlEm disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não E vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel et al 2009 tambEm acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa 2011 complementa as vantagens da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira sErie do Ensino MEdio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história E recriada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a refletir amplamente sobre as informações históricas que tomam conhecimento e as conexões entre os aspectos cotidiano, escolar e
As potencialidades pedagógicas da História da Matemática HM no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o sEculo XVII. Miguel 1993 afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática E uma criação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. AlEm disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não E vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel et al 2009 tambEm acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa 2011 complementa as vantagens da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira sErie do Ensino MEdio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história E recriada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a refletir amplamente sobre as informações históricas que tomam conhecimento e as conexões entre os aspectos cotidiano, escolar e